Cabo de Guerra
Retirado da OBI Nível Júnior de 2023
Verificação de Aprendizagem: Avalie sua compreensão. Tente resolver sem consultar materiais, usando apenas seu conhecimento. Identifique áreas que precisam de revisão.
Enunciado
Na mais nova conferência da OBI (Organização de Brincadeiras Infantis), os participantes estão explorando brincadeiras de competição em times, como o clássico jogo do Cabo de Guerra. A versão de Cabo de Guerra jogada na OBI é sempre disputada entre dois times, cada um com três integrantes. Cada time se reúne em uma das pontas de uma corda e então os times começam a puxar a corda em direções opostas. O time vencedor é aquele que consegue puxar a corda em sua direção, fazendo com que o time oponente a solte.
No banco de dados da OBI, cada jogador possui uma força, representada por um número inteiro entre 1 e 100, e a força total de um time é definida como a soma das forças de seus integrantes. Por exemplo, um time cujos integrantes têm forças 7, 5 e 8 tem força total 7+5+8 = 20. Os estudos da OBI concluíram que, se os dois times tiverem forças totais diferentes, a partida de Cabo de Guerra sempre acaba em menos de 5 minutos. Porém, se os dois times tiverem exatamente a mesma força total, o jogo entra em um impasse e os participantes continuam puxando a corda por 12 horas!

A coordenação da OBI está organizando partidas de Cabo de Guerra, mas precisa evitar qualquer impasse. Por isso, eles pediram a sua ajuda: dadas as forças dos seis participantes de uma partida, determine se existe alguma chance de impasse – ou seja, se existe um modo de dividir os seis participantes em dois times tal que cada participante pertença a exatamente um dos dois times, cada time tenha três integrantes, e os dois times tenham a mesma força total.
Entrada: Uma lista `forcas` contendo 6 números inteiros.
Saída: O caractere 'S' (se o impasse é possível) ou 'N' (se não é).
Exemplo
cabo_de_guerra([7, 5, 3, 8, 10, 7]) >> "S"
Habilidades
-
Lógica de Condições e Decisões
Controle de Fluxo e Iteração